terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ano Internacional de Cooperação pela Água

A importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda está em rápido crescimento não pode ser subestimada: 145 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação. Por isso, a ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, que será oficialmente lançado em uma cerimônia dia 11 de fevereiro na sede da Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (UNESCO), em Paris, França.




http://www.innovarepesquisa.com.br/wp-content/uploads/2015/03/ID962_infografico_%C3%A1gua.png




https://supertrampdesign.files.wordpress.com/2012/03/infografico_agua.jpg


Tratamento da Água



https://maesso.files.wordpress.com/2011/07/consumo-de-agua.png




https://i.ytimg.com/vi/-Wq0yJdKewQ/maxresdefault.jpg





Tratamento de Esgoto


Dessalinização da água http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/dessalinizacao-da-agua-superinteressante-infografico-popup.JPG



Água de Reuso


Leituras Relacionadas





Animação sobre o ciclo da água




http://rusoares65.pbworks.com/f/aq.jpg





http://www.movimentocyan.com.br/media/106819/guarani.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_Bd_4xQ5pjSgvEh2-NI_R6Q_QPotE3mM8nFVG_7L-lzr1hzVZNNv60NzmfBXOBUvHki1JKxfhVt1Sz_zXQubudC3Rm6Px4VkeUhrQi65RCFr2EKbEM48y81nC8OxM-P311mWwpWnH9__3/s1600/AQUFER%257E1.JPG



"Anatomia" de um Aquífero https://i.ytimg.com/vi/RUt43dSOsZQ/maxresdefault.jpg



Aquifero usado na Irrigação: http://blog.oregonlive.com/environment_impact/2008/12/umatilla.jpg


















17 comentários:

  1. A decisão da ONU de eleger 2013 como “O Ano Internacional da Cooperação pela Água” veio na hora certa, pois a água no mundo está se tornando cada vez mais escassa e rara,e o que era absolutamente precioso para a vida da maioria absoluta das espécies , incluindo a nossa e nós seres humanos, está se acabando, e não estamos fazendo nada para solucionar esse grande problema. Isto justificou a realização de mais uma campanha de alcance mundial feito pela ONU.
    O objetivo da ONU é fantástico, ao utilizar esse projeto como um incentivo a população mundial colaborar na conscientização do problema da água. É preocupante a situação em que muitas pessoas vivem sem um saneamento básico descente, por não terem acesso a água potável de qualidade e serem obrigadas a beber daquela água poluída, que muitas vezes são retiradas de cisternas para o consumo. Com isso essas pessoas que tem acesso á esse tipo de água acabam ficando expostas á uma série de doenças trazidas por essa água contaminada. Além disso, é grande o número de crianças que morrem com essas doenças, principalmente com diarreias, pela falta de saneamento básico.
    Este projeto da ONU para 2013 conscientiza e também pode ser vinculado á agricultura, pois os agricultores utilizam um alto nível de agrotóxicos em suas lavouras para prevenir-se das indesejáveis “pragas” e manter a colheita “saudável”, que se esquecem que aquele agrotóxico pode contaminar algum riacho próximo de sua plantação. Com a chuva, esses agrotóxicos são carregados para rios próximos, o que acaba poluindo muito aquele rio.
    O Ano Internacional da Cooperação da Água não deve ficar apenas focado á poluição, mas também a distribuição extremamente desigual. O Brasil é o país campeão mundial de água doce, com reservas mundiais das águas superficiais de rios, sem contar a enorme quantidade de água nos aquíferos Guarani e Amazônico. A bacia do rio Amazonas é a maior bacia fluvial do mundo, concentra grande quantidade de água, porém é onde vivem uma pequena quantidade da população brasileira. Já no estado de São Paulo que é uma região muito populosa, tem apenas uma pouca quantia de água.
    Contudo chega em boa hora esse “alerta” da ONU, pois se a população não começar a ter um uso inteligente da água, a falta de água para suportar o crescimento da população será impossível . Devemos reduzir a poluição e o desperdício,utilizar a água de forma inteligente, acelerar bons investimentos e monitorar os resultados. Temos as soluções na palma das mãos, só nos resta colocar em prática.

    ResponderExcluir
  2. A Conscientização do Uso D’água

    É de grande importância que 2013 tenha sido escolhido como o “Ano Internacional de Cooperação pela Água” pela ONU. A conscientização a respeito do uso desse bem natural, para que não aja desperdício, tem se tornado cada vez mais essencial. Uma vez que, com os avanços nos países mais desenvolvidos, estes tem deixado de lado o respeito pelo planeta, pelo futuro das próximas gerações, e até mesmo das atuais, visto que temos altos níveis de escassez em alguns países subdesenvolvidos, enquanto estes, por sua vez, passam a gerar índices absurdos de desperdício de água potável.
    Somos completamente dependentes da água para nossa sobrevivência. Precisamos dela para beber, lavar, cozinhar, para saneamento básico, agricultura e higiene pessoal. É um bem incontestavelmente importante e valioso, e acima de tudo, insubstituível. É impossível negar que o planeta tem passado por uma grande crise atualmente, por conta da água, mesmo que imperceptivelmente. Pessoas morrem todos os dias, pelo fato de não terem disponível água própria para consumo, ou até mesmo desidratadas, por falta de qualquer outro tipo da mesma.
    Além disso, há a questão da poluição. Todos os dias, a pouca água que temos é cada vez mais poluída. O mar sofre com vazamento de petróleo, lixo, contaminação, destinação indevida de esgotos e agentes químicos tóxicos, e até mesmo pesca ilegal, que vem esgotando cada vez mais a biodiversidade de nossos ambientes aquáticos. Assim também acontece com rios, lagos, lagoas, riachos, cachoeiras, aquíferos, bacias hidrográficas e as demais variedades do tipo.
    Acima de tudo, algumas regiões passam por períodos de seca extrema, sofrendo a cada dia que passa. Esperando que a chuva venha para que assim possam ficar aliviados por um curto período de tempo, necessitando do preparo de cisternas para o armazenamento da água, que não será tratada, estando imprópria para o consumo. Acarretando assim diversas doenças, tais como diarreia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite, esquistossomose... Porém, são em sua maioria contaminadas pela diarreia, morrendo assim desidratadas. Vale também ressaltar que cerca de 30 mil pessoas morrem diariamente no mundo, pela falta de água potável e de esgoto tratado.
    Portanto, 2013 ser elegido como o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, não é somente uma simbologia, é um lembrete, de todos os problemas que o mundo sofre por conta da mesma. É preciso conscientizar-se à respeito de que a água trata-se de matéria não renovável, e que uma vez que a esgotarmos, não teremos outra saída, se não a morte. Assim, a ONU cria não apenas uma data, mas uma tentativa de nos alertar do perigo em que estamos nos colocando, e o quão ignorantes estamos sendo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Motivos de comemoração

    Lembrando que foi declarado pela ONU, que o Ano Internacional da Cooperação da Água seria 2013, ou melhor dizendo, o ano no qual estamos atualmente. A razão para que escolhessem um ano próprio para a cooperação da água, vem com o propósito de sensibilizar o ser humano em relação a importância que a água tem.
    A construção de novas cisternas é realizada, em principais casos, nas cidades e estados onde a seca é mais frequente. Para que assim, o abastecimento de água fique melhor e mais favorável para todos. Não apenas as cisternas são pontos positivos para o bem da natureza, como também os aquíferos que são como formações para que seja obtido o armazenamento de água subterrânia.
    Devido ao Ano Internacional de Cooperação da Água, os saneamentos tem recebido alguns investimentos maiores, porém esses investimentos não são tão bom quanto parece, pois a qualidade desses ao fim, são extremamente assustadoras. E com a quantidade de água no planeta, está sendo cada vez mais difícil para quem trabalha na agricultura, pois a água, as arvores e a terra estão sendo cada vez mais, bens da humanidade, ou seja, perdendo para a própria mãe natureza, que tende a ser produtor desses.
    Como se fosse novidade, a população realmente muda quando existe um motivo justo para preservar algo, eis que pela proposta da ONU, as pessoas estão realmente tomando mais cuidado quando se diz respeito a água, além de estarem preservando ainda mais os rios, para que as bacias hidrográficas não sejam maltratadas, estão diminuindo o uso excessivo e desnecessário desse bem precioso!

    ResponderExcluir
  5. A ONU acertou em escolher o ano de 2013 como o ano internacional de cooperação da água,coincidiu com o momento em que o mundo passa por uma escassez de água,e em partes do mundo como a África,o nordeste brasileiro,nesses lugares onde encontrar água é raro.
    A água é fundamental para a agricultura pois ajuda a plantação a crescer e produzir frutos.
    O armazenamento da água em cisternas é importante para guarda água quando precisar quando estiver faltando.
    Todas as cidades devem ter o saneamento de água,pois água deve ser tratada para a reutilização da água pela população.
    Pra algumas pessoas que dizem que o mundo vai acabar,existem aquíferos espalhados pelo planeta,que estão armazenando água subterrânea que serão usadas no futuro

    ResponderExcluir
  6. Devemos respeitar a água

    Hoje em dia todos sabemos que a fonte de nossa sobrevivencia é a água, pois fazemos quase tudo com ela, mas infelizmente existem milhares de pessoas que não dão a minima para ela, por causa disso a Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciencia e a Cultura(UNESCO) decidiram eleger em 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Essa grande atitude promete mudanças não só no país mas sim no mundo todo.
    É importante essas atitude, porém devemos tomar cuidado pelo o motivo de a água não ser ilimitadas, porém mesmo tendo essas informação pessoas utilizam ela sem respeita-lá. A água é muito importante, pois ela é um denominador comum das principais desafios globais de nosso tempo: energia, alimentos e outros, com isso temos que cuidar da água, pois como as BACIAS hidrográficos e sistemas AQUIFEROS representam quase a metadce da superficei da Terra.
    A organização espera com esta medida começar a distribuir de forma sustentavel toda água para todos, pois tem como objetivo fazer a população se concientizar a sobre a água.
    Outro fator é que no mundo de hoje, 783 milhões de pessoas não tem acesso a água potavel e quase 2,5 bilhões vivem sem SANEAMENTO para mudar essa situação a tal organização promete começar o tratamento de água para distrribuir a esse 2,5 bilhões de pessoas, pois com isso irá trazer pelo menos um saneamento basico para toda a familia.
    Outra situ8ação é que na medida que a disponibilidade de água diminui em regiões, o consumo dela aumenta na AGRICULTURA com uma projeção de crescimento de 1% até 2050. O uso da água na agricultura, ou seja, irrigação e produção de alimentos constitui uma das maiores pressões sobre os recursos da água doce, já que a agricultura responde por 70 % das retiradas mundiais de água.
    então devemos dar mais valor a água, pois ela acima de tudo é vital para nossa existencia, precimos dela para viver, porém infelizmente existem seres humanos que desperdiçam a água diariamente. Com esse trabalho da organização o destino da água não será ruim

    ResponderExcluir
  7. A água e sua importância
    O ano de 2013 é comemorado o ano internacional da água. Ela é a fonte de nossa vida, algo que nos faz sobreviver. Nada mais justo que um ano dedicado a ela, já que ela nos rodeia em vários lugares.
    Hoje a construção de novas cisternas é realizada, em principais casos, nas cidades e estados aonde a seca é mais frequente. Os aquíferos também são muito utilizados pelos brasileiros, mas ainda pouco conhecido pela ciência. Pesquisadores e o governo buscam novas tecnologias para mapear esses reservatórios subterrâneos a fim de preservá-los de contaminação e garantir seu uso sustentável pela sociedade. Hoje poucas pessoas sabem que até “na terra tem água”, ou seja, os territórios de 148 nações estão dentro de bacias hidrográficas.
    Devido à comemoração desse ano o saneamento tem recebido alguns investimentos maiores, porém a qualidade tem sido assustadora no final, pois é muito ruim o que o governo proporcional a população.
    A água não é somente para nossa sobrevivência, mas também é crucial para a agricultura. Por isso devemos preservar esse bem tão precioso e muito raro, que esta se acabando com a falta de cuidado da população mundial, então cada um deve fazer sua parte.

    ResponderExcluir
  8. Mundo da Água

    A água é a fonte de nossas vidas, algo que nos faz sobreviver. Nada mais que justo um ano dedicado à ela, já que ela nos rodeia em vários lugares, 2013 foi escolhido como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Nessa comemoração temos a função reforçada de preservar a água, colocando em questão o expandimento do saneamento básico e o acesso a água potável nos países em desenvolvimento.
    Este ano destaca também a oportunidade para apoiar a formulação de novos objetivos que irão contribuir para o desenvolvimento dos recursos hídricos que são verdadeiramente sustentável como as cisternas que temos atualmente. Os aquíferos também já são muito usados pelos brasileiros, mas ainda pouco conhecido pela ciência. Pesquisadores e governo buscam novas tecnologias para mapear esses reservatórios subterrâneos a fim de preservá - los de contaminação e garantir seu uso sustentável pela sociedade.
    A água não é só necessária para nossa sobrevivência, mas ela também é crucial para o desenvolvimento de um país, sendo que é responsável pelo mantimento da agricultura, com a irrigação das plantações ativada a todo momento.
    Hoje poucas pessoas sabem que até ''na terra tem água'', ou seja, os territórios de 148 nações estão dentro de bacias hidrográficas, e mais de 30 países estão localizados quase completamente nelas. Elas cobrem 45% da superfície da parte terrestre do planeta, abrigam cerca de 40% da população mundial e são responsáveis por aproximadamente 60% dos rios do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Está ai mais um exemplo de que o ser humano não se importa nem com si mesmo. Apesar da água ser uma fonte de vida não damos à ela o seu devido valor. Pensando nisso a ONU elegeu 2013 como o ano internacional da cooperação da água, para tentar mais uma vez nos sensibilizar em relação a importância que a água tem para a nossa vida. Nós a utilizamos em todos os momentos, para tomarmos banho, para cozinharmos, para lavarmos nossas roupas e principalmente para bebermos. Porém nós das grandes cidades não cooperamos para que a água chegue até o interior em seu devido estado. E é por essas e outras que vemos quase todos os dias em telejornais que a seca está atacando muito lá pros lados do Nordeste do Ceará enfim e para combater este problema o governo e a ciência se uniram e desenvolveram as cisternas que melhora o abastecimento da água em regiões como estas, mas não são só as cisternas que ajudam a combater a seca, nós também temos os aquíferos que são parecidos com poços e reservam água no subterrâneo, os aquíferos abastecem os rios e os mares além dos poços artesianos.
    Muita gente não sabe mas ao jogar seu lixo ou seu entulho em terrenos baldios, nas ruas, e em bueiros acabam prejudicando as bacias hidrográficas que são o preservam este bem tão precioso que é a água!

    ResponderExcluir
  10. A decisão da ONU de eleger 2013 como “O Ano Internacional da Cooperação pela Água” veio na hora certa, pois a água no mundo está se tornando cada vez mais escassa e rara,e o que era absolutamente precioso para a vida da maioria absoluta das espécies , incluindo a nossa e nós seres humanos, está se acabando, e não estamos fazendo nada para solucionar esse grande problema. Isto justificou a realização de mais uma campanha de alcance mundial feito pela ONU. A água pode ser usada como estímulo para o crescimento da cooperação internacional. Reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos, podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para o consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental global. A água, essa incomparável fonte de vida, não tem fronteiras. Por exemplo 148 países compartilham pelo menos uma bacia hídricas transfronteiriça. Embora a Terra seja constituída por 70% de água, apenas cerca de 20% do recurso está disponível para consumo. Mesmo parecendo baixo, esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta. Entretanto, por causa da poluição da desvalorização e da falta de conscientização, a água potável existente não chega a todas as partes do planeta. O saneamento básico é geralmente uma atividade econômica monopolista em todos os países do mundo, já que seu monopólio é um poder típico do Estado, sendo relacionada com o abastecimento de água potável. Cerca de 11% da população mundial ainda não possui a água potável e mais de 15% continua vivendo sem redes de esgoto. Por isso devemos preservar esse bem tão precioso e muito raro, que esta se acabando com a falta de cuidado da população mundial, então cada um deve fazer sua parte.

    ResponderExcluir
  11. O ano de cooperação pela água foi feito como elemento chave da estratégia do Brasil para promover o crescimento sustentável.
    Nos últimos tempos, o Brasil esta em desenvolvimento da infraestrutura hidráulica na geração de energia hidrelétrica.
    Existem dois desafios em consequência de seus enormes impactos sociais: 1º- Acesso não-confiável ao abastecimento de água com impacto negativo sobre padrões de saúde das populações rurais, onde vivem dois milhões de domicílios,na maioria em extrema pobresa. 2º- Poluição da água em centros urbanos ,que comprometem a saúde da população de baixa renda, causa transtornos ao Meio Ambiente e aumenta o custo do tratamento de água para os usuários que estão rio a baixo.
    Com isso, se o Brasil conseguir vencer todos os obstáculos e conseguir aumentar sua tecnologia em torno da hidráulica, poderemos dizer que o nosso país evoluiu nesse assunto.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da escolha de 2013 como ano de cooperação pela água.
    Cooperação é iguala colaboração então indivíduos ou organizações com está pesquisa do dicionário entendeu que este ano tem um grande significado porque a água “potável” no mundo é um recurso finito que não tem tido muito atenção por até dois séculos pensávamos que a água era um recuso que nunca iria acabar, mas é verdade.
    Porem no século vinte percebemos que a água “potável” poderia acabar o seja iria ter água, mas não poderíamos beber. O que iria acontecer o saneamento seria muito caro para pagar, as cisternas do nordeste que capitão a água da chuva iriam perder a utilidade, aquíferos e bacias estariam poluídos, não teria plantas e nenhum alimento agrícola pela poluição.
    Em termos de consciência precisava mais divulgação pois muitas pessoas não estão sabendo do problema e nem que o ano é da cooperação pela água.

    ResponderExcluir
  13. A importância de 2013 ser escolhido do ano de cooperação pela água
    A importância é que com isso as pessoas podem pensar melhor sobre a preservação da água e preservar também os aquíferos e as bacias, porque eles que trazem água para nós.
    A água não serve só para beber, mas também para cozinhar e fazer as necessidades dos seres humanos, mas serve também para a agricultura, alias é muito importante, sem a ela as planta, fruta, legumes e vegetais não cresceriam, e assim ficaríamos sem esses tipos de alimentos.
    O saneamento também é um fator importante nesse caso, com ele nós podemos reaproveitar, isso antes não existia, os esgotos não eram tratados e isso era mau, porque eles transmitem doenças. Antigamente existia muita água e não o saneamento, já hoje é o contrário.
    Tudo isso pode causar para as pessoas terem mais consciência de como é importante a cooperação pela água.

    ResponderExcluir
  14. O dia Mundial da Cooperação da Água é comemorado no dia 22 de Março. Após muitas reuniões sobre a água, (2010), a Assembleia Geral das Nações Unidas foi declarado que 2013 seria o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
    O tamanho de pessoas que não ligam para o recurso de economização d'água é grande. A água e como se fosse a energia da Terra, como o combustível é do carro.Ela e a fonte principal da locomoção do Planeta, ela tem a responsabilidade pela a energia, alimentação(Agricultura). Quase a metade do Planeta Terra é representado por sistema aquífero
    e bacias hidrográficas.
    Cerca de 783 milhões de pessoas vivem sem a água potável que é o necessário e mais o menos 2,5 bilhões de seres não tem o saneamento que também é o básico.
    Para uma gestão boa é preciso a conscientização de todos nós.

    ResponderExcluir
  15. O valor da água

    Os anos com água doce no nosso planeta já está contado, pois em 2050, pesquisadores estimam que não haverá água potável. Há quem diz que uma guerra mundial será causada pela falta de água, e isso não é difícil de se imaginar.
    Os recursos hídricos do planeta são vitais, com essa preocupação, a UNESCO, elegeu 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Acredita-se que este é o tempo em priorizar, conscientizar a população sobre a necessidade, a importância, os benefícios e os desafios a serem seguidos.
    Você notou a importância que a água têm? Ela é a base fundamental, se acabar, não conseguiremos viver, pois ela nos dá energia, alimento saudáveis, saúde e entre outros. Diminui os ricos de desastres, como secas e inundações.
    As bacias hidrográficas transfronteiriças e sistemas aquíferos representam quase a metade do planeta Terra, sem dúvidas, é um bem precioso para todos nós.
    Atualmente, 78 milhões de pessoas não tem acesso à água potável, e quase 2,5 milhões vivem sem saneamento adequado, estão em risco à muitas doenças deste meio cisterno. Para o nosso consumo, podemos utilizar as águas subterrâneas, e bombeá-las, a medida que diminui a disponibilidade de água, cresce 19% do uso na agricultura.
    Realmente, devemos despertar e preservar a água para futuras gerações.

    ResponderExcluir
  16. Recurso vital
    Desde já aprendemos a importância da água e como preserva- lá, mas com o passar do tempo deixamos está questão de lado para resolver assuntos dos quais achamos que merecem mais apreço, e acabamos esquecendo que água é um recurso vital para qualquer ser vivo e que não durara para sempre. E quando a ONU teve a brilhante ação de escolher 2013 como “O Ano Internacional da Cooperação pela Água”, ela estava pensando apenas em uma forma conscientizar as pessoas sobre o valor que água tem, mas também reconhecer um dos principais recursos naturais.
    Dependemos da água para tudo até mesmo as coisas mais simples do dia-a-dia como, produzir alimentos, cuidar da higiene, para consumo e SANEAMENTO básico. Além de ser um a grande aliada na AGRICULTURA, consumindo 70% de toda água doce disponível para a irrigação e produção de alimentos.
    Não é só, água leva vida as regiões mais secas através das CISTERNAS, grandes reservatórios que coletam a água da chuva e levam o acesso desse recurso as famílias que mais precisam. E ainda outros meios, AQUÍFEROS, uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea e as BACIAS, terrenos que direcionam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
    Podemos utilizar a água em qualquer ambiente seja na agricultura ou na higiene, mas sempre devemos lembrar-nos de usa lá de forma consciente, pois só assim estaremos se importando com as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  17. Cooperação pela Água
    O acesso á água potável é um assunto muito discutido entre as organizações internacionais, foi baseado nisto que a ONU decidiu nomear 2013 como o ano da Cooperação pela Água.
    As necessidades humanas básicas, dentre saneamento, meio ambiente, agricultura e o desenvolvimento socieconômico, são fatores diretamente dependentes de água. O ano de 2013 foi nomeado por outro fator, acabar com as necessidades aquíferas entre as nações e fazer com que haja comunicações com outros países.
    Ao designar 2013 como o ano da Cooperação pela Água, a ONU reconheceu que o compartilhamento do mesmo é um recurso viável, assim a organização promove a água como um instrumento de paz.

    ResponderExcluir